O TikTok anunciou em junho a criação do TikTok Creator Fund, um esquema de compensação para os influenciadores das plataformas. O programa, que está em vigor nos Estados Unidos, é a primeira iniciativa de mídia social a recompensar financeiramente o TikToker. Para ganhar dinheiro com os vídeos produzidos no app, os usuários devem atender a alguns requisitos, como número mínimo de seguidores e engajamento nas postagens. Confira abaixo como funciona a monetização do TikTok e quanto os influenciadores ganham por visualização de vídeo.
Como monetizar o TikTok?
O Creator Fund é um programa do TikTok para pagar criadores de conteúdo. O valor inicialmente orçado para a campanha era de US$ 200 milhões, mas o sucesso da iniciativa levou a rede social a anunciar um aumento de US$ 1 bilhão no fundo para os Estados Unidos e uma duplicação do valor para pagamentos globalmente. nos próximos três anos. A monetização ainda está em seus estágios iniciais e está disponível apenas para perfis dos EUA que atendem aos critérios de elegibilidade definidos pelo TikTok.
Semelhante a redes como Instagram e YouTube, o TikTok Creator Fund inclui usuários que já possuem um bom engajamento na plataforma. Para se inscrever, os TikTokers devem ter mais de 18 anos, ter pelo menos 10.000 seguidores, postar conteúdo original de acordo com as políticas do aplicativo e ter pelo menos 10.000 visualizações nos 30 dias anteriores ao registro.
O principal objetivo do TikTok Creator Fund é incentivar criadores e outros a produzirem conteúdo na plataforma. Os criadores podem obter receita adicional para recompensar o cuidado e a dedicação que dedicam à conexão criativa com o público inspirado por suas ideias, disse Vanessa Pappas, gerente geral do TikTok US, na declaração de lançamento dos fundos em junho.
O TikTok também anunciou a expansão de seu programa de desenvolvedor europeu com um valor inicial de US$ 70 milhões. De acordo com o TikTok, a empresa já começou a convidar usuários de países europeus que atendem aos critérios do Creator Fund.
Como me inscrevo no TikTok Creator Fund?
Atualmente, o TikTok Creator Fund está disponível apenas nos Estados Unidos, e a própria rede social convida contas qualificadas para o programa de monetização. Após a notificação, o usuário deve preencher um formulário com informações pessoais e concordar com os Termos de Serviço da campanha TikTok. Só assim o influenciador tem acesso a um painel de fundos para acompanhar os valores creditados. A empresa ainda não divulgou um processo de inscrição alternativo para o TikTok Creator Fund.
No início de agosto, o TikTok anunciou uma lista dos criadores de conteúdo iniciais convidados a participar do Creator Fund nos Estados Unidos. O grupo inclui 19 usuários, incluindo Matt Broussard (@acooknamedmatt), renomado chef que ensina receitas, o blogueiro Avani Gregg (@avani) e o YouTuber David Dobrik (@daviddobrik), que atualmente tem mais de 20 milhões de seguidores no TikTok.
Como funciona o pagamento do TikTok Creator Fund?
O TikTok não divulga nenhum valor ou critério utilizado para monetizar conteúdo na plataforma. Os cálculos de financiamento levam em consideração vários fatores, como visualizações do vídeo, engajamento, autenticidade, região onde o vídeo é visto, número total de participantes do programa e conformidade com as diretrizes da comunidade, de acordo com uma nota de atualização divulgada pela empresa este mês. e os Termos de Serviço.
Além disso, a plataforma afirma que os fundos são dinâmicos e variáveis, assim como as visualizações de vídeos na plataforma, que podem atingir um público global. Leva em média três dias para que os fundos depositados sejam processados e disponibilizados no painel com opção de transferência posterior via PayPal. A empresa está investigando a criação de uma carteira vinculada ao Creator Fund para facilitar os fluxos de pagamento para desenvolvedores no TikTok.
Quanto o TikTok paga por visualização?
Com o início dos pagamentos aos influenciadores e a falta de clareza sobre os critérios que o TikTok usa para monetizar o conteúdo, algumas controvérsias começaram a surgir. O mais importante diz respeito aos valores pagos por cada visualização. O portal Wired ouviu alguns TikTokers que se inscreveram no Creator Fund e dizem que estão decepcionados com a mudança em dólares pagos por vídeos que atingem milhares de usuários.
Os valores não são divulgados oficialmente pela plataforma, mas uma das reportagens denuncia que o programa paga apenas US$ 0,04 por mil visualizações. O TikTok afirma que as visualizações são apenas uma das métricas e que o total leva em consideração outros fatores, como as regiões alcançadas pelos vídeos e o engajamento do público.
Os influenciadores também reclamam da queda nas visualizações após ingressarem no fundo. A reclamação é que o TikTok limitaria seu alcance ao pagamento moderado por cada vídeo. Um influenciador com cerca de 50.000 seguidores desistiu do programa porque o valor pago pelo TikTok não compensaria a perda de alcance de seu conteúdo. Prefiro que meus seguidores assistam meus vídeos, disse ela em entrevista à Wired.
Outra teoria é que, para aqueles inscritos no Creator Fund, há um padrão diferente para a moderação de conteúdo aplicável. Um influenciador alegou que a plataforma tirou um de seus vídeos do ar sem explicar os motivos e alegou ter quebrado as diretrizes, mas sem compartilhar exatamente quais regras foram quebradas.
Apesar das críticas, a nota de atualização publicada pelo TikTok no dia 11 esclarece que a empresa realizou diversos estudos para garantir a precisão do programa. De acordo com o TikTok, uma análise de um grupo de conteúdo do usuário sete dias antes e sete dias depois de se inscrever no Creator Fund revelou que a maioria das visualizações aumentou após a adesão ao programa. Quando comparado com perfis de criadores fora do fundo, o desempenho das visualizações durante a análise também foi o mesmo.
Estar no Creator Fund não afeta diretamente o sistema de recomendação do TikToks. As recomendações do feed For You refletem as preferências individuais de cada usuário, e o sistema de recomendação não sabe se um criador faz ou não parte do Creator Fund, explicou Vanessa Pappas na nota.
A atualização foi fornecida em resposta às críticas de fundo das postagens do usuário. De acordo com a nota, com milhares de usuários americanos já cadastrados, o conteúdo se tornou mais diversificado e envolvente. A empresa também está disponível para resolver outros problemas e melhorar a experiência do usuário.
Outras maneiras de ganhar dinheiro com o TikTok
Com o sucesso das redes sociais já entrando na lista dos aplicativos mais baixados da década, as oportunidades de lucrar com o aplicativo vão além do TikTok Creator Fund. Marcas e empresas têm visto um grande potencial no conteúdo produzido para promover e vender produtos. Além disso, o TikTok incentiva até criadores regulares a ganhar dinheiro assistindo a vídeos com a campanha do TikBônus.
No entanto, TikTokers que já possuem audiência e não são elegíveis ao fundo, que inclui todos os brasileiros, podem gerar receita com os vídeos por meios já conhecidos no universo dos influenciadores. Aprenda a ganhar dinheiro no TikTok:
Ganhe dinheiro assistindo vídeos
A campanha TikBônus, que será veiculada pelo TikTok até o final deste ano, dá recompensas em dinheiro aos usuários que assistirem aos vídeos visualizados na plataforma. O sistema funciona por meio de convites enviados a novos usuários e cumprimento das missões diárias sugeridas pelo app. Para participar você deve ter mais de 18 anos, ter uma conta no PayPal e acessar o banner de recompensas na aba Eu.
Crie conteúdo patrocinado
Uma das principais formas de monetizar o conteúdo produzido no TikTok é por meio de parcerias pagas com marcas. Nesse tipo de negócio, o acordo é feito diretamente com as empresas e os valores podem variar de acordo com a popularidade do TikToker, o número de seguidores e a frequência do conteúdo patrocinado. Os contratos geralmente também incluem o que é conhecido como marketing de influenciadores, onde as marcas usam o perfil do influenciador para promover a promoção e venda de seus produtos.
Venda seus próprios produtos no TikTok
Outra estratégia que pegou entre os usuários famosos é comercializar seus próprios produtos para ganhar dinheiro. Para que o marketing funcione, o influenciador deve investir na consolidação de sua marca pessoal na web e garantir um certo nível de popularidade antes de criar uma linha de produtos associada ao seu perfil.
Ganhe dinheiro com links de afiliados Os links de afiliados são um recurso do TikTok que permite adicionar links clicáveis à sua biografia e postagens. O recurso, geralmente associado a lojas de ecommerce, é um grande aliado dos influenciadores na monetização de conteúdo, pois permite direcionar seguidores para o endereço e maximizar os lucros do afiliado. As ofertas podem variar, e uma porcentagem da venda vai para o influenciador quando alguém faz uma compra pelo link.
Conselhos
Como o TikTok ainda é uma rede social relativamente nova, quem tem mais conhecimento sobre as ferramentas pode usá-lo para ganhar dinheiro. Os TikTok Advisors ganham visibilidade com ferramentas da plataforma explicativa de conteúdo, no próprio TikTok ou em outros canais como YouTube e Instagram. Algumas pessoas até pagam pelo serviço de consultoria para traçar estratégias de perfil, melhorar o conteúdo e ganhar seguidores.


